Associação Atlética Anapolina | GO

 ANAPOLINA
Nome: Associação Atlética Anapolina
Fundação: 1º de janeiro de 1948
Endereço: Rua Floriano Peixoto 871, Anápolis (GO), CEP 75124-820
Telefone: (62) 3098-4410
Mascote: Cachorro Loko
Estádio: Jonas Ferreira Duarte
Capacidade: 10707 pessoas
 MASCOTE  TÍTULO

1 Campeonato Goiano da Segunda Divisão 2013
7 Campeonatos Anapolino 1949/50/51/52, 1956, 1960 e 2006
 ANTIGO ESCUDO

 ESTÁDIO

Estádio Jonas Ferreira Duarte
Capacidade: 10707 pessoas
Inaugurado: 10 de abril de 1965 (São Paulo 4x1 Seleção de Anápolis)
Primeiro gol: Rodarte (São Paulo FC)
Recorde de público: 17800 pessoas (Anapolina 1x1 Corinthians em 15 de setembro de 1981)
 HINO
Letra e Música: Pedro Cavaco
Avante, querida Rubra/ Nós acreditamos em você/ Torcendo, sempre a seu lado/ Seu fã sempre hei de ser!

Ser da Rubra é ter orgulho/ A nossa Xata é tradição!/ Equipe de brio e de raça/ Prá frente Anapolina/ Do meu coração!

Vamos ver, olé, olá!/ Vamos ver nossa Rubra jogar!

Saber perder ou empatar não é derrota/ Vitória sim, é consagração!/ As cores de sua bandeira/ Que representam o seu pavilhão/ Traduz uma cidade inteira/ Anapolina, time do meu coração!

Vamos ver, olé, olá!/ Vamos ver nossa Rubra jogar!
 CRONOLOGIA
1948 - O Anápolis Sport, antigo clube da cidade, é desativado dando lugar a Associação Atlética Anapolina. Sua estreia foi uma vitória contra o Ferroviário de Araguari por 3 X 2.
1949 - A Anapolina vence, invicta, o primeiro campeonato da cidade
1951 - Em 10 de junho, é disputado o primeiro clássico entre Anapolina e Anápolis FC, onde a Anapolina venceu por 2x1, com gols de Júlio e Zeca Puglisi.
1952 - A Anapolina conquista o tetracampeonato da cidade. Vencendo o Anápolis, na final, por 2X1.
1957 - No ano do cinquentenário da cidade, realiza-se um torneio entre Anapolina, Anápolis, Ipiranga e Goiás Esporte. O Ipiranga classifica-se para a final, mas tem uma excursão. A Anapolina, usando as camisas do Ipiranga, vence o Anápolis na final por 3 X 2.
1960 - O último campeonato anapolino no amadorismo é vencido pela Anapolina.
1963 - Em 31 de agosto, é inaugurado o primeiro campo gramado de Anápolis, o estádio Irani Ferreira Barbosa, do Ipiranga AC, com o jogo Ipiranga 2x0 Uberlândia. Finalmente, o futebol anapolino é totalmente profissionalizado.
1965 - Em 10 de abril foi inaugurado o Estádio Jonas Duarte, com o jogo São Paulo 4 x 1 Seleção Anapolina. O primeiro gol foi marcado por Rodarte, do São Paulo.
1967 - 19 de outubro, em Goiânia, a Anapolina conquista uma das maiores goleadas de sua história, vencendo o Goiânia por 7 x 1, em partida válida pelo campeonato goiano.
1970 - Passando por grave crise financeira, as três equipes profissionais de Anápolis (Anapolina, Anápolis e Ipiranga) se fundem, e surge o Grêmio Esportivo Anapolino, que disputa o campeonato goiano nos anos de 1970 e 1971. O clube não desperta entusiasmo nos torcedores locais, e é desativado ao final do segundo campeonato disputado.
1972 - O Anápolis e o Ipiranga retornam à disputa do campeonato goiano. A Anapolina prefere se licenciar, e desativa o departamento de futebol profissional.
1975 - A Anapolina retorna à disputa do campeonato goiano.
1978 - A Anapolina participa pela primeira vez de um campeonato brasileiro. O jogo de estreia é contra o Corinthians, em Anápolis, e o resultado é um empate de 0 x 0.
1979 - Pela segunda vez, o clube participa do Campeonato Brasileiro da primeira divisão. O grande destaque da Anapolina é o atacante Zé Carlos Paulista, que marca 7 gols, e é um dos maiores artilheiros da primeira fase do campeonato.
1980 - A Anapolina participa da Taça de Prata (Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro) com uma brilhante participação. O clube conquista o primeiro lugar do seu grupo na primeira fase, e disputa com o Sport Recife a vaga na Copa Brasil, atual Série A do Campeonato Brasileiro, sendo eliminada no segundo jogo, em Recife.
1981 - O clube conquista o vice-campeonato da Taça de Prata, perdendo na final para o Guarani (SP).
1981 - A Anapolina conquista o título goiano dentro de campo, mas perde para o Goiás no "tapetão". Na conquista do primeiro turno, a Anapolina consegue um feito inédito, ficando dez jogos invicta, com nove vitórias consecutivas e um empate.
1982 - Participa brilhantemente da Taça de Ouro e conquista o 11º lugar, sendo desclassificada nas oitavas de final pelo São Paulo. No primeiro jogo do play-off decisivo, a Anapolina venceu o São Paulo em Anápolis por 3 x 1.
1983 - A Anapolina conquista pela segunda vez o vice-campeonato goiano, perdendo novamente na final para o Goiás. Os anapolinos reclamam muito de Antonio Pereira da Silva, que estreou como árbitro nos jogos finais. Anos mais tarde, ele se tornaria um dos melhores árbitros do Brasil.
1984 - Participa da Campeonato Brasileiro, realizando uma fraca campanha. Esta foi a última participação do clube no campeonato brasileiro da primeira divisão.
1988 - No campeonato goiano, o clube inicia uma fase de ostracismo, e termina na penúltima colocação.
1989 - A Anapolina consegue chegar até a terceira fase do Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão, sendo eliminada pelo Clube do Remo.
1993 - Mais uma vez, a Anapolina fica na penúltima colocação do Campeonato Goiano.
1996 - Outra péssima campanha no Campeonato Goiano, com a Rubra ficando na antepenúltima colocação.
1997 - Mais um ano de péssima campanha no Estadual, em que a Anapolina fica no décimo lugar, numa disputa com treze equipes.
1998 - No Campeonato Goiano, a Anapolina apresenta um dos desempenhos mais bisonhos de sua história, e é rebaixada para a 2ª Divisão. Porém, graças a sua excelente colocação no ranking da CBF, a Anapolina disputa a Série C após seis anos ausente do Campeonato Brasileiro, e com uma excelente campanha consegue atingir o quadrangular final, obtendo ao final uma brilhante terceira colocação.
1999 - Novamente a Anapolina disputa a Série C, e participa no grupo do Fluminense-RJ. A Anapolina consegue uma brilhante campanha, incluindo uma vitória no Maracanã, derrotando os tricolores por 1 x 0. Infelizmente, uma irregularidade na documentação do jogador Tupã acaba eliminando a Anapolina do campeonato. No Campeonato Goiano, a Anapolina consegue retornar à 1ª Divisão graças a uma jogada de bastidores, e obtém uma belíssima campanha, ficando no final com a terceira colocação.
2000 - Pela Copa João Havelange, Módulo Amarelo (equivalente a Segunda Divisão), a Anapolina consegue uma brilhante classificação para a segunda fase, e é eliminada pelo Paraná. No Campeonato Goiano, também consegue uma bela campanha, ficando novamente na terceira colocação. Porém, o time acaba beneficiado pela punição imposta ao Vila Nova, que se recusou a disputar a final contra o Goiás, e consegue pela terceira vez o vice-campeonato goiano, além de conquistar pela primeira vez uma vaga na Copa do Brasil.
2001 - A Anapolina termina em oitavo lugar na primeira fase do Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão, Grupo Norte-Nordeste, com um destaque: a equipe tem o segundo melhor ataque, com 45 gols. Pela primeira vez a Anapolina disputa a Copa do Brasil, e é eliminada no segundo jogo pelo Santos.
2002 - O Juventude elimina a Anapolina no primeiro jogo da Copa do Brasil, vencendo em Anápolis por três a um. No Campeonato Goiano, a Anapolina conquista a 1ª Fase do Campeonato (que não teve a participação do Goiás e do Vila Nova), e fica com o troféu "Clomar Vieira". Na classificação final, fica novamente com o terceiro lugar. Na Copa Centro-Oeste, a Anapolina é eliminada pelo CENE-MT no torneio de qualificação. Na Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro, o grande destaque da Anapolina é o atacante Espíndola, que termina como terceiro maior artilheiro do torneio, marcando 14 gols.
2003 - Em sua terceira participação na Copa do Brasil, a Anapolina é eliminada pelo Náutico no segundo jogo, em Recife. No Campeonato Goiano, a Anapolina faz uma boa campanha na primeira fase, e termina em terceiro lugar. Porém, no "play-off" da segunda fase é surpreendentemente eliminada pelo Real de Itumbiara, que derrota a Rubra dentro do Jonas Duarte, quando a Anapolina precisava apenas do empate para se classificar. No campeonato brasileiro da Série B, a Anapolina enfrenta o Palmeiras (1x2) e o Botafogo (0x4), que haviam sido rebaixados no ano anterior, e conseguem retornar à primeira divisão, respectivamente como campeão e vice.
2005 - Na Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro o time realiza uma péssima campanha, sendo rebaixado para a Terceirona de 2006. Durante o torneio, o maior destaque foi a vitória sobre o Grêmio, em Anápolis, por 4x0.
2006 - Depois de vários anos, finalmente a Anapolina consegue disputar a fase final do campeonato goiano, depois de realizar uma excelente campanha na primeira fase. Na semifinal, o clube é eliminada pelo Atlético, e fica na terceira colocação.Na Série C, o clube consegue atingir até a terceira fase do torneio, realizando uma campanha muito irregular, e fica de fora do octogonal final do torneio.
Compartilhar Google Plus

Autor Michel McNish

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial